Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Contracampo?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Contracampo está aberta a professores e pesquisadores em Comunicação e áreas afins. A revista aceita artigos de doutores, podendo haver co-autoria com doutorandos e/ou mestres. Não obstante, trabalhos assinados somente por doutorandos poderão ser aceitos, estando limitados a no máximo um por edição. Artigos assinados por mestrandos, mesmo em co-autoria com doutores, não serão aceitos. Serão aceitas submissões de resenhas e entrevistas assinadas por doutores ou doutorandos. Todas as contribuições devem ser enviadas por meio do sistema digital deste site. Ao receber o aceite, o autor deverá enviar a versão em inglês do texto em um período de ate 20 dias, estando condicionado a publicação.

Os autores devem seguir rigorosamente as seguintes orientações:

1. Deve-se utilizar o template da Revista para fazer a submissão.

2. As imagens devem ser enviadas em arquivos separados e devem estar em alta definição. Elas devem ser nomeadas como segue: TITULODOARTIGO_imagem1; TITULODOARTIGO_imagem2; etc.

3. Os artigos devem conter entre 35 a 50 mil caracteres com espaços. Devem ser digitados com espaçamento entre linhas de 1,5, em página formato A4 e com fonte Verdana tamanho 10.

4. Se uma versão anterior do texto já foi apresentada em uma conferência, seminário, simpósio, etc., tal fato deve ser mencionado em nota de rodapé junto ao título do artigo. Deve-se atentar ainda que trabalhos já apresentados em eventos acadêmicos sem modificações substanciais não serão aceitos.

5. Cada artigo submetido deve incluir resumo em Português e em Inglês com até no máximo 10 linhas cada. Os resumos devem vir seguidos de três a cinco palavras-chave.

6. As notas de rodapé devem ser numeradas e inseridas ao final das páginas, utilizando fonte Verdana tamanho 8, com espaçamento simples e alinhamento do texto justificado.

7. Deve-se usar itálico para palavras estrangeiras e para aquelas que se deseje destacar no texto.

8. Figuras e tabelas devem ser numeradas e inseridas ao longo do texto e não ao final do documento.

9. Citações longas, isto é, com mais de três linhas, devem ser separadas do texto principal, mantendo-se a seguinte formatação: margem esquerda com 4 cm, fonte Verdana tamanho 9, espaçamento simples e sem o uso de aspas ou itálico.

10. As referências das citações devem respeitar o seguinte formato: SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES), ano, página(s).

11. As referências devem ser listadas ao final do texto, em fonte Verdana 10, com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado, separadas por um espaço único e seguindo as normas da ABNT. Exemplo: SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2008.

12. Verificar se os dados biográficos dos autores estão atualizados nos metadados da revista, seguindo o padrão:

Nome completo. 

Titulação mais alta (inclui a pós-graduação em curso) e instituição. Atividade profissional e filiação institucional. Integrante do grupo de pesquisa X e Y (limitar a dois). País.

E-mail

Atenção: esses dados devem ser inseridos apenas no sistema da revista, em perfil do usuário e não na versão a ser enviada para avaliação. 

ATENÇÃO: Em nenhum caso o(s) autor(es) deve(m) ser identificado(s) no texto. A identificação do(s) autor(es) unicamente deve ser feita por meio do sistema de submissão do trabalho.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição deve ser original, inédita, e não deve ser submetida a processo de avaliação para outra revista.
  2. O formato do arquivo deve ser o Microsoft Word ou RTF (e não exceder 2 MB).
  3. O texto deve seguir os requisitos estilísticos e bibliográficos especificados nas “diretrizes para autores” da revista.
  4. Para garantir a avaliação cega por pares, o(s) nome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) ser removido(s) do arquivo e da opção “Propriedades” no Word, garantindo uma política de confidencialidade.
  5. URLs para as referências devem ser informados sempre que necessário.
  6. O trabalho se encontra no template da revista
  7. Os metadados dos autores estão atualizados no sistema, seguindo o padrão: 

    Nome completo. 

    Titulação mais alta (inclui a pós-graduação em curso) e instituição. Atividade profissional e filiação institucional. Integrante do grupo de pesquisa X e Y (limitar a dois). País.

    E-mail

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os propósitos da mesma, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.